Em um mercado competitivo, projetar uma boa experiência acaba sendo fundamental para o sucesso de um produto ou serviço.
“A experiência do usuário (UX) engloba todos os aspectos da interação do usuário final com a empresa, seus serviços e seus produtos.” – Nielsen Norman Group.
Uma definição simples mas que sintetiza todos os aspectos de UX.
UX não é somente interface (website, aplicativo, etc…), e sim toda a experiência que os usuários possuem ao utilizar o seu produto ou serviço. É desde o primeiro contato do usuário com a empresa até a relação pós-venda.
E as empresas cada vez mais estão percebendo que investir em UX pode trazer benefícios e um excelente retorno financeiro (ROI).
Veja abaixo alguns casos que provam a importância da experiência do usuário nos projetos:
Scroll infinito pode diminuir as taxas de abandono. O Time.com reduziu a taxa de abandono em 15% depois de implementar o scroll infinito. (Fonte)
A ESPN.com aumentou suas receitas em 35% depois de colher sugestões de seus usuários e implementá-las na sua homepage. (Fonte)
Escolher um determinado tom de azul resultou em lucro adicional de $80 milhões de dólares para o Bing. (Fonte)
Para cada $1 dólar investido em email marketing, a média de retorno é de $44,25. (Fonte)
88% dos usuários alegam menos chance de retornar a um site depois de uma experiência negativa. (Fonte)
Sites com problemas de performance causam uma perda de $2.6 bilhões de dólares em vendas cada ano. ( Fonte )
O julgamento dos usuários sobre a credibilidade de um site é 75% baseado na sua qualidade estética. (Fonte)
As primeiras impressões são 94% relacionadas ao design. (Fonte)
85% dos adultos acreditam que a versão mobile de um site deve ser tão bom ou melhor quanto a versão desktop. (Fonte)
90% das pessoas usam uma variedade de telas sequencialmente. (Fonte)
Você tem 279,64% mais chances de escalar o Monte Everest do que clicar em um banner. (Fonte)
Concluindo
Em um mercado competitivo, projetar uma boa experiência acaba sendo fundamental para o sucesso de um produto ou serviço. Não investir em UX ou não considerar os usuários durante as etapas do projeto (Design centrado no usuário), implica em projetar algo com base em achismos, baseando-se somente nas necessidades do negócio.
Referências:
The definition of User Experience
13 mind-blowing statistics on user experience